Mendonça apoia Daniel Coelho; afasta-se do União.

Silvio Costa Filho: Voos dobrados em Canoas
maio 30, 2024
Sudene e IBGE criam plataforma de dados
maio 30, 2024

Mendonça Filho Anuncia Apoio a Daniel Coelho e Afastamento do União Brasil no Recife

Nesta quarta-feira (29/05), o deputado federal Mendonça Filho (UB) declarou seu apoio à pré-candidatura de Daniel Coelho (PSD) à prefeitura da capital e anunciou seu afastamento da direção municipal do União Brasil no Recife durante o processo eleitoral. O afastamento ocorre devido à discordância da decisão da executiva nacional do partido em apoiar a pré-candidatura à reeleição do prefeito do Recife, João Campos. Este movimento político de João Campos foi construído através de uma articulação nacional entre o PSB e o União Brasil, garantindo votos da bancada socialista à candidatura do líder do UB, Elmar Nascimento, à presidência da Câmara dos Deputados em 2025.

“Mantenho meu posicionamento. Todos sabem que sou aliado da governadora Raquel Lyra (PSDB) e tenho discordâncias históricas com o campo da esquerda. Discordo da decisão da executiva nacional e, por isso, me torno dissidente do partido no processo eleitoral do Recife”, afirmou Mendonça. O deputado considera Daniel Coelho a melhor opção para administrar o Recife. “Daniel é qualificado, conhece profundamente a cidade e seus desafios, e tem a capacidade de oferecer uma alternativa de gestão para o Recife, que enfrenta problemas crônicos”, completou.

O apoio da executiva nacional do União Brasil à João Campos baseia-se em uma resolução partidária que estipula que, em municípios com mais de 200 mil eleitores, os apoios dependem da autorização do comando nacional do partido. Mendonça Filho vinha resistindo internamente ao apoio do União Brasil a João Campos. No entanto, as negociações nacionais entre o União Brasil e o PSB tornaram inviável a decisão de Mendonça de fazer com que o União Brasil do Recife apoiasse o candidato apoiado pela governadora Raquel Lyra.

Com o afastamento de Mendonça Filho, Leonardo de Souza Leão assume a presidência municipal do União Brasil no Recife. A presidência estadual do partido continua sob o comando de Marcos Amaral, ligado a Luciano Bivar, com um pedido de intervenção junto à direção nacional devido a irregularidades no processo eleitoral.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *