SÍMBOLO – Cléber Chaparral recebe gola de maracatu de Álvaro Porto (esquerda) e Joaquim Lira. Foto: Jarbas Araújo
O deputado Cléber Chaparral (União) e a médica oncologista Carla Rameri Azevedo tornaram-se cidadãos pernambucanos a partir de reunião solene realizada na noite de segunda (25). A homenagem foi presidida pelo presidente da Alepe, Álvaro Porto (PSDB)
“Com grande satisfação, estamos reunidos nesta noite para prestar uma justa homenagem a dois paraibanos – ele, de Umbuzeiro, ela, de Campina Grande – com relevantes serviços prestados a Pernambuco. Para a honra da Assembleia, Cléber Chaparral e Carla Rameri recebem hoje merecidamente a cidadania pernambucana”, declarou Álvaro Porto.
O presidente da Alepe ainda reconheceu os trabalhos de ambos, parabenizando-os por seus esforços e dedicação. Sobre Chaparral, destacou que “o bom trabalho na Câmara de Vereadores o credenciou para chegar à prefeitura de Orobó”, no Agreste Setentrional.
“Eleito e reeleito, comandou gestões voltadas para a melhoria da infraestrutura da educação, saúde e segurança. O resultado lhe garantiu uma cadeira de deputado estadual na Alepe”, expressou. “Aqui nesta Casa, Chaparral tem sido um grande parceiro. Nos dois anos de mandato, defendeu os interesses da população pernambucana, principalmente nos Agrestes, Mata Norte e Mata Sul, batalhando sempre por políticas públicas para o povo que representa”, acrescentou.
Autor do projeto de resolução que concedeu o título honorífico a Chaparral, Joaquim Lira (PV) manifestou sua alegria em homenagear o colega, que foi eleito prefeito de Surubim (Agreste Setentrional) na eleição municipal deste ano. “Hoje é dia de festa. Eu não podia deixar passar essa oportunidade, pela rápida estada de Chaparral aqui na Assembleia, porque é uma homenagem justa e de direito” , afirmou o parlamentar.
AUTOR – Joaquim Lira enalteceu a trajetória do colega, eleito prefeito de Surubim. Foto: Jarbas Araújo
Em comemoração, o sexteto da Orquestra Instrumental Surubinense se apresentou com a música “Lamento Sertanejo”, de Dominguinhos e Gilberto Gil.
O homenageado da noite expressou gratidão ao receber o título: “A minha trajetória é de muito sofrimento, mas também de persistência. Foi uma trajetória grande para chegar até aqui. Eu sou muito grato a Deus, ao povo. E digo sempre que tudo o que eu fiz pelo povo ainda é pouco perto do que o povo fez por mim.”
Chaparral, que propôs o título para a médica Carla Rameri, também a homenageou em discurso. “Parabéns doutora, você merece esse título. Você ama Pernambuco e tem servido aos pernambucanos. Agora, de fato e de direito, você é uma pernambucana arretada que vai continuar essa história e esse trabalho”, prosseguiu.
Doutora em Oncologia pelo Instituto Nacional de Câncer (Inca), Carla é coordenadora da pesquisa clínica do Centro de Alta Complexidade em Oncologia (Cacon) do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip). Também já atuou no Conselho Regional de Medicina do Estado de Pernambuco (Cremepe), na Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica – regional Nordeste (SBOC), na European Society for Medical Oncology (ESMO) e no Grupo Brasileiro de tumores ginecológicos (EVA).
PREFEITA – Juliana Chaparral (direita) agradeceu à médica por tratamento contra o câncer. Foto: Jarbas Araújo
“Na vida, alguns momentos de felicidade são icônicos. A oportunidade de estar aqui hoje representa um momento ímpar de alegria em minha vida. Ser reconhecida como cidadã pernambucana é mais do que um título, é ter a honra de pertencer ao povo que me acolheu, me inspira diariamente e me permite transformar vidas”, expressou.
“Aqui em Pernambuco, eu encontrei um novo lar. Recife me recebeu com braços abertos, me ensinando os significados de resiliência e força, valores profundamente marcantes na minha história e na história deste Estado”, prosseguiu Carla, que agradeceu ao deputado Cléber Chaparral pela homenagem.
Por sua vez, a prefeita do município de Casinhas (Agreste Setentrional), Juliana de Chaparral (esposa do deputado), discursou agradecendo pelo trabalho da médica no tratamento contra o câncer de mama. Também enalteceu o marido pelo companheirismo e ressaltou seu trabalho como deputado e como pai de suas filhas Maria Luisa e Vitória.
Compareceram à solenidade o desembargador Fausto Campos, vice-presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco (TJ-PE); o secretário da Casa Civil de Pernambuco, Túlio Vilaça, representando a governadora Raquel Lyra; o vice-presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), Fernando Cerqueira; o secretário de Turismo e Lazer do Recife, Antônio Coelho, além de outros deputados e autoridades.
PRESENÇAS – Plateia reuniu deputados e outras autoridades do Estado. Foto: Jarbas Araújo