LAÇOS – Evento na Alepe reforçou importância do vínculo entre Pernambuco e os Estados Unidos. Foto: Jarbas Araújo

A Alepe realizou uma reunião solene na última segunda (16) em comemoração aos 200 anos das relações diplomáticas entre o Brasil e os Estados Unidos (EUA). A iniciativa foi feita a partir de requerimento do deputado Lula Cabral (Solidariedade), presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da Casa.

A data é celebrada anualmente no dia 26 de maio. O deputado Jarbas Filho (MDB), que presidiu a solenidade, enfatizou a fraternidade e a parceria entre Pernambuco e Estados Unidos. “Ao longo dessa trajetória, nosso Estado teve e tem um papel fundamental. Afinal, Pernambuco é a sede do primeiro posto diplomático norte-americano do Brasil, o consulado geral no Recife, que foi inaugurado em 1815, ainda antes do nosso país virar independente”, relembrou o parlamentar. 

Inspiração

Lula Cabral, por sua vez, compartilhou o orgulho de celebrar a comemoração, fazendo menção à Revolução Pernambucana de 1817. “Sinto-me muito honrado em participar dessa cerimônia, um momento no qual a Alepe se soma às inúmeras comemorações alusivas ao aniversário dos dois séculos desse forte vínculo”, disse o deputado. “Durante a Revolução de 1817, movimento que foi profundamente inspirado pela independência americana, a república de Pernambuco, teve o mérito de elaborar o primeiro texto constitucional de nossas terras, tendo como base a Carta Magna dos Estados Unidos”, declarou.

A cônsul-geral dos Estados Unidos no Recife, May Baptista, apresentou as parcerias entre a embaixada estadunidense e o estado de Pernambuco, como o programa Futuras Cientistas do Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) que busca contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional. “Por 15 anos, o programa, feito em parceria com o consulado americano, vem aumentando a inclusão de meninas em Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática. Nosso consulado é um forte apoiador da educação”, concluiu. Ela ainda presentou jarbas Filho e Lula Cabral com colares havaianos.

CULTURA – Cerimônia teve a participação musical da cantora Flaira Ferro. Foto: Jarbas Araújo

Também estiveram presentes na solenidade o secretário da assessoria especial da governadora do estado, Fernando Holanda, representando a governadora Raquel Lyra; a desembargadora federal Joana Carolina Lins, representando o Tribunal Regional Federal da 5ª região (TRF5); o cônsul-geral do Japão no Recife, Hiroaki Sano, e o procurador de Justiça Marco Aurélio Farias da Silva, representando o Ministério Público de Pernambuco.

Durante a solenidade houve apresentação do coral Vozes de Pernambuco, formado por funcionários e colaboradores da Alepe, e da cantora e compositora Flaira Ferro, que relatou a história pessoal de imersão na cultura pernambucana, através da música e da dança, e a experiência como intercambista numa escola pública no estado do Kansas.