Homenagem aos 15 anos do Cores do Amanhã exalta força transformadora do hip hop

voce-concorda-em-proibir-anuncios-de-bets-em-pernambuco?
Você concorda em proibir anúncios de bets em Pernambuco?
novembro 1, 2024
EMERGÊNCIA CLIMÁTICA E COP 30 QUAL O PAPEL DAS CIDADES
novembro 2, 2024
homenagem-aos-15-anos-do-cores-do-amanha-exalta-forca-transformadora-do-hip-hop

A Alepe celebrou na quinta (31) os 15 anos do movimento social e cultural Cores do Amanhã, uma associação civil, com caráter filantrópico que trabalha para defender os interesses das crianças, adolescentes e mulheres em situação de vulnerabilidade, apoiando-se na arte do hip hop como força transformadora.

PARTICIPAÇÃO – Solenidade contou com representantes de entidades ligadas à cultura. Foto: Roberta Guimarães

A importância do hip hop na criação do grupo como forma de inclusão do jovem periférico foi pontuada pela solicitante da homenagem, a deputada Delegada Gleide Ângelo (PSB). Ela ainda parabenizou o movimento pela criação do arranjo “Cores Femininas”, que luta para dar visibilidade e fortalecer as mulheres. 

“O movimento hip hop é um dos princípios para o início de trabalho do grupo. Um espaço de inclusão social de jovens da periferia e de crítica às relações sociais excludentes. Entretanto, ainda reproduz, em relação às mulheres, costumes e atitudes discriminatórias. Assim, dentro do Cores nasce o grupo “Cores Femininas”, pela busca de espaço de direito e fim dos diversos tipos de violência sofridos por elas”, afirma. 

“O grande problema de muita mulher hoje, que sofre violência, é a falta de oportunidade. A mulher não apanha porque gosta. Ela não tem creche para deixar seu filho e a qualificação para ganhar dinheiro. Infelizmente, estão faltando muitas instituições, como a de vocês, que fazem com que essa mulher tenha opção de ser feliz e livre. É isso que vocês dão a liberdade a muitas mulheres. Parabéns”, completa.

Cursos profissionalizantes

A necessidade dos cursos profissionalizantes foi pontuada pela Secretária de Trabalho e Qualificação Profissional da Prefeitura do Recife, Adynara Gonçalves.

“A secretaria do trabalho, através do prefeito João Campos, tem um compromisso muito grande em ultrapassar as barreiras das nossas escolas profissionalizantes, para que fique mais fácil o acesso das comunidades aos cursos. Para o Cores do Amanhã, Gleide já pediu que a gente separasse pelo menos 300 vagas. Vamos fazer de tudo que vocês precisam, vinculando tanto ao mercado de trabalho quanto ao mundo do empreendedorismo”, disse.

RECONHECIMENTO – Jouse Barata (à esquerda) recebeu placa comemorativa da deputada Delegada Gleide Ângelo. Foto: Roberta Guimarães

Presidente do movimento Cores do Amanhã, Jouse Barata agradeceu a homenagem. “Eu quero agradecer muito por essa oportunidade para entender que juntas, podemos fazer muito mais por essas mulheres. O Cores tem muitos sonhos mas sozinha, não consigo fazer nada. Mas, com vocês, com certeza vamos longe”. 

Também estiveram presentes na solenidade Karina Zapata, da Rede Nacional de Turismo Criativo (Recria); Patrícia Xavier, representando a entidade Intercidadania, e Mariana Salomão, do grupo de grafiteiras que foram homenageadas na cerimônia. A celebração terminou com a performance da artista Ana Débora, conhecida como MC D, que declamou uma poesia rimada.


Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *