A Plataforma Inovação para a Indústria, um instrumento nacional de apoio a projetos inovadores no setor produtivo, mantém sua trajetória contínua há mais de 20 anos, alcançando a expressiva marca de R$ 1,1 bilhão mobilizados ao longo desse período. Para o ano de 2024, a expectativa é movimentar R$ 350 milhões.
Essa iniciativa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), em parceria com o Serviço Social da Indústria (SESI), visa financiar o desenvolvimento de soluções que resultem em novos produtos, processos ou serviços inovadores, seja de forma incremental ou radical, ou ainda que promovam a otimização da segurança e saúde na indústria.
Gustavo Leal, diretor-geral do SENAI, destaca que a plataforma divulga chamadas, editais e projetos para diferentes categorias, unindo empresas, fornecedores de tecnologia e pesquisadores com o objetivo de promover a pesquisa e a inovação para a indústria brasileira, impulsionando assim a produtividade e a competitividade.
Ao longo dessas duas décadas, a Plataforma Inovação para a Indústria também facilitou a conexão de mais de 300 startups com médias e grandes indústrias e possibilitou mais de 800 consultorias focadas no aumento da produtividade industrial. Na terça-feira (3), o SENAI lançou as categorias da Plataforma para 2024 em uma live, permitindo a participação de empresas do setor industrial de todos os portes, inclusive startups de base tecnológica.
Algumas categorias já possuem recursos previstos e as empresas poderão submeter suas propostas a partir de 4 de julho. Entre elas estão Aliança Industrial, Aliança Agenda.Tech, Empreendedorismo Industrial e Missão Industrial. A chamada da Aliança Educacional, para startups desenvolverem soluções para a educação, estará aberta no final de junho. As regras e o cronograma variam de acordo com cada categoria e são divulgados na própria plataforma.