MEC: Novo catálogo de cursos superiores

Coletiva Nate Diaz e Masvidal: Briga
junho 7, 2024
Kotscho: Política atrapalha RS
junho 7, 2024

O Ministério da Educação (MEC) lançou hoje, 6 de junho, a quarta edição do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia (CNCST). Este documento, totalmente digital, apresenta 25 novos cursos, ampliando para 153 as opções de graduações tecnológicas. Os cursos superiores de tecnologia são conhecidos por sua formação mais direcionada ao mercado de trabalho.

O catálogo é uma referência importante para os processos de autorização, reconhecimento e renovação de reconhecimento dos cursos tecnológicos. Além disso, oferece informações como carga horária, infraestrutura necessária para os cursos, áreas de atuação, perfil do graduado e legislação profissional.

A atualização do catálogo foi realizada de forma participativa, contando com contribuições das instituições de ensino ofertantes, com a participação de todas as redes de educação profissional e tecnológica (EPT). Foram recebidas mais de 1,5 mil contribuições, todas analisadas pelo Comitê constituído pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec) do MEC. O CNCST foi validado pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e publicado pelo MEC por meio da Portaria nº 514, de 4 de junho de 2024.

Uma das novidades desta atualização foi a inclusão de 37 áreas tecnológicas, exceto nos eixos de produção alimentícia e segurança, que não foram subdivididos. Em conformidade com as novas diretrizes curriculares nacionais da EPT, introduziu-se o conceito de áreas tecnológicas para organizar a segmentação dos eixos tecnológicos, buscando identificar de forma mais precisa as possibilidades de itinerários formativos.

Entre os novos cursos destacados no catálogo, estão: mídias sociais digitais, biotecnologia, cosméticos, produção de cerveja, gestão de energia e eficiência energética, design educacional e internet das coisas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *