Google AI falha

Paulo Sérgio faz história
maio 28, 2024
Gian Sandim empossado
maio 28, 2024

Nas mídias sociais, estão se espalhando respostas distorcidas e estranhas produzidas pelo recurso de Visão Geral de IA (AI Overview) do Google, que apresenta resultados gerados por inteligência artificial nas buscas. Esse recurso começou a ser testado nos EUA em maio deste ano.

Em uma dessas respostas, afirmava-se que cobras são os mamíferos com o maior número de ossos entre os vertebrados, quando na realidade são répteis. Outra resposta errônea afirmava que astronautas já encontraram e brincaram com gatos na lua.

A gigante da tecnologia informou à AFP na última sexta-feira que está tomando medidas rápidas para melhorar os resultados de busca gerados por essa inteligência artificial generativa. Um porta-voz do Google mencionou que muitas das consultas apresentadas eram incomuns e algumas respostas manipuladas ou não reproduzíveis.

Essa ferramenta de IA também gerou informações falsas, como afirmar que Barack Obama é muçulmano (quando ele é cristão) e sugerir que grávidas fumem até três cigarros por dia. Outras respostas bizarras incluíram a sugestão de comer uma pedra por dia e usar cola para fixar a massa da pizza ao queijo. O Google corrigiu as respostas após a reação negativa, mas novos testes continuam gerando controvérsias nas redes sociais.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *